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Creative Wellness: como o bem-estar pode melhorar seus eventos corporativos

Escrito por
Rafael Nascimento de Carvalho | Content Manager

Nos últimos anos, o mundo passou por mudanças profundas, impulsionadas pela pandemia e pela chegada de novas gerações no mercado de trabalho. Nossa maneira de viver, trabalhar e interagir foi reformulada, e é claro que a indústria de eventos corporativos não ficou imune a esses impactos.

A pandemia foi um divisor de águas. Durante diversos meses, encontros virtuais se tornaram regra e os eventos presenciais praticamente desapareceram. Adaptamos e evoluímos. Na Agência Nuts, por exemplo, a tecnologia se tornou nossa maior aliada, proporcionando criar experiências virtuais imersivas que transcendem as limitações do espaço físico.

Mas, passado o caos, a vontade de se conectar, de estar próximo, nunca foi tão forte.

Uma pesquisa de 2022 da UFI Global Exhibition Barometer revelou que quase 60% dos profissionais do setor MICE acreditam que a Covid reforçou a necessidade de encontros presenciais, com menos de 5% achando que reuniões digitais substituiriam as presenciais.

E se engana quem pensa que as coisas voltaram a ser como eram antes, mesmo no domínio do presencial. À medida que olhamos para o futuro, os domínios virtuais, híbridos e presenciais de eventos continuarão a se entrelaçar, e é dessa combinação que surgem novas possibilidades de engajamento e conexão para explorarmos.

Nesse texto, eu gostaria de trazer o EQUILÍBRIO como uma dessas possibilidades, guiada principalmente por uma crescente preocupação com o bem-estar das pessoas – e, consequentemente, dos colaboradores.

No mundo pós-covid, em especial para as novas gerações, “worklife balance” virou a palavra da vez. Exemplo disso é o “bleisure”, conceito em que as pessoas que viajam a trabalho também esperam aproveitar a estadia para fazer turismo e relaxar. Em vez de só ir a reuniões e voltar para casa, querem conhecer novos lugares e culturas. É uma maneira de tornar as viagens de trabalho mais interessantes e até mais produtivas, já que os colaboradores podem aproveitar para desestressar e se inspirar em novos ambientes.

Essa por si só já é uma oportunidade enorme para a indústria de eventos, mas a preocupação com o bem-estar vai muito além.

O “work hard, play hard” está sendo substituído por uma abordagem mais leve em relação à produtividade. As pessoas não querem sair de uma convenção se sentindo exaustas.

Aqui na Agência Nuts, pensamos em como ajudar os participantes a obter o máximo valor da experiência no evento – e isso envolve não comprometer o bem-estar físico e mental de quem está lá. Como podemos permitir que essas pessoas se tornem sua “melhor versão” durante o evento?

Já ouviu falar em “Creative Wellness”?

Em um nível fundamental, “Creative Wellness” significa fazer uma curadoria de experiências em torno da nutrição e bem-estar dos participantes, incluindo não só uma agenda de tempo livre, mas também ações propositivas. Essa é uma abordagem que emprega a  criatividade para promover a saúde física e mental dos participantes, ao mesmo tempo em que estimula a produtividade, inovação e colaboração.

A partir das necessidades específicas de cada evento, podemos trazer, por exemplo, a expertise de profissionais do mundo fitness, responsáveis por preparar os melhores atletas do mundo, para compartilhar novidades em relação a saúde do sono, mindfullness, respiração… As possibilidades são infinitas: workshops de meditação, atividades físicas, lounge de relaxamento, atividades ao ar livre, oficinas de arte, etc.

A seguir, compartilhamos de forma mais aprofundada algumas possibilidades de incorporar esse conceito em seu próximo evento:

1. NUTRIÇÃO MAIS SAUDÁVEL

Temos percebido na Agência Nuts uma demanda crescente por soluções melhores na área da nutrição. E uma das razões por trás dessas mudanças de expectativas tem haver com disparidades geracionais.

Recentemente tive acesso a uma pesquisa da Berenberg Research, mostrando que a Geração Z consome 20% menos álcool do que os Millennials, que por sua vez consomem menos do que os Baby Boomers e a Geração X. Outra pesquisa global, conduzida pela gigante hoteleira Accor em 2023, mostrou que 36% das empresas que organizam eventos corporativos gostariam de ver menos carne nos cardápios.

Cardápios mais saudáveis podem ser pensados de forma estratégica ao longo do dia, escolhendo opções de alimentação que dão um boost na energia dos participantes pela manhã, aumentando os níveis de concentração, e pratos mais leves no fim do dia, permitindo um sono melhor.

2. BREAKS ATIVOS

Incorporar pausas para atividades físicas, como sessões de ioga, walking meetings (dica: assista ao TED Talk de Nilofer Merchant) e outros tipos de exercícios incentiva o movimento, aumenta os níveis de energia dos participantes e gera oportunidades de networking e conexão. Pausas para respiração guiada durante a plenária podem ter um efeito significativo nos níveis de concentração do grupo.

Break ativo durante o DPA Summit, produzido pela Agência Nuts

3. ATIVIDADES DE TEAMBUILDING

E que tal pensar em exercícios de teambuilding mais focados no bem-estar da equipe? Aventuras ao ar livre, desafios de condicionamento físico, competições esportivas ou mesmo aulas em grupo de culinária são formas criativas de promover a colaboração e, ao mesmo tempo, incentivar estilos de vida saudáveis.

4. ENCONTROS MAIS VERDES

Enfatizar práticas ecológicas e ações sustentáveis também está alinhado a um compromisso com essa visão mais holística do que consideramos “bem-estar”. Isso envolve, por exemplo, a redução da geração de resíduos no evento, a utilização de fontes de energia renováveis e promoção de opções de transporte mais sustentáveis.

5. TECNOLOGIA DO BEM-ESTAR

A utilização de soluções tecnológicas como aplicativos de bem-estar e wearable devices pode permitir que os participantes monitorem e gerenciem seu bem-estar durante o evento. Além disso, elementos de gamificação podem ser integrados para incentivar essas atividades, por exemplo, contabilizando os passos dados por cada integrante do time ao longo do dia.

Wellness Lounge em Convenção produzida pela Agência Nuts para Estée Lauder

6. WELLNESS LOUNGES

Espaços dedicados ao relaxamento dos convidados, com estações de massagem, bebidas saudáveis e atividades interativas de bem-estar proporcionam aos participantes a oportunidade de recarregar as energias para o resto do evento.