Os 6 tipos de Eventos Corporativos
A criação de eventos corporativos é uma forma de a empresa investir em seus funcionários e construir uma cultura coesa e integrada.
No entanto, é importante que esses eventos sejam inovadores e que proporcionem experiências únicas para as pessoas, pois são só momentos incríveis que se cristalizam na memória e passam a fazer parte da nossa história de vida, se eternizam como uma partícula formadora da nossa própria identidade.
Assim, entre muitas possibilidades, existem 6 direcionamentos que se destacam entre os eventos corporativos, e que podem proporcionar grandes resultados em termos de engajamento, cada um com um objetivo, formato e design de experiência próprio:
- Eventos de Cultura ou Marca: são projetados para estimular as pessoas a vivenciar e se apropriar como protagonistas da cultura da empresa ou da expressão da marca, criando um senso de pertencimento a um grupo, a uma comunidade, com valores e identidade próprios. O essencial é ressaltar os valores da organização ou as key-messages da marca e propor maneiras de experimentá-los e vivenciá-los na prática.
- Eventos de Integração: são os famosos team buildings, projetados para fomentar a conexão e a colaboração entre as pessoas e as equipes. Podem incluir atividades outdoor, gamificadas ou não, ou momentos mais formais, indoor, incluindo palestras, mas sempre ressaltando a importância do trabalho conjunto e da sinergia das atuações para a superação de obstáculos e atingimento de objetivos estratégicos. Pode parecer batido, mas o team building sempre ajuda a reacender uma chama que está querendo se apagar.
- Eventos de Voluntariado: são projetados para fazer a diferença na comunidade e se relacionar de forma propositiva com esse stakeholder tão essencial e estratégico, além de estimular a convivência em um ambiente diverso, o protagonismo, a solidariedade, a generosidade, a criatividade e o trabalho em equipe das pessoas em busca de realizar seu propósito.
- Eventos de Desenvolvimento e Aprendizagem: claro que se desenvolver e aprender é algo que ocorre a cada instante com todos os conteúdos, pessoas e experiências com os quais nos deparamos cotidianamente. Mas há formatos de encontros projetados especificamente para ajudar as pessoas a aprimorarem habilidades que já têm ou aprender novas (upskilling) e pivotar conhecimentos para novos desafios da carreira e da organização (reskilling), seja comportamentais ou técnicos. Eles podem incluir palestras, workshops, dinâmicas, games corporativos e várias outras metodologias, frameworks, mídias e objetos de aprendizagem.
- Eventos Temáticos: são eventos projetados em torno de um assunto específico e visam aprimorar a compreensão, o engajamento e a atuação dos funcionários ou de outros stakeholders sobre as questões mais relevantes para a organização, aquelas que estrategicamente não cabem apenas como um momento dentro da convenção anual e, assim, pedem uma experiência exclusiva de imersão. Podem incluir ESG, inovação, tecnologia, finanças, segurança do trabalho, compliance, segurança da informação e outros temas importantes e emergentes para a organização.
- Convenções: por fim, as famosas convenções, que são os grandes encontros empresariais, podendo ser anuais ou com periodicidade adequada a cada estratégia de negócios ou à sazonalidade de cada mercado ou setor da economia. Essa é a experiência mais completa do cardápio tradicional de eventos corporativos, composta de traços de todos os drivers acima, mas com o foco no alinhamento do time, na disseminação do direcionamento estratégico da organização e no comprometimento de todos com as entregas necessárias, mas sem perder de vista a necessidade de vivenciar a cultura, de integrar as equipes num objetivo conjunto, de entregar o propósito organizacional, de aprender e se desenvolver sempre, além de tratar dos temas mais relevantes do negócio e, claro, surpreender, encantar e entrar para a história de cada um.
Seja qual for o objetivo da experiência que você quer proporcionar, o foco deve estar sempre nas pessoas, com muita atenção à jornada desse usuário, à elaboração de pontos de contato que garantam o mínimo de fricção e o máximo de conforto e naturalidade em cada milímetro da entrega para os convidados.
Bons exemplos disso são os mais de 300 eventos criados e produzidos pela Nuts para empresas como JBS, Globo, Renner, Pandora, Nestlé, Banco Original, Tim, Cogna, entre outros, que já impactaram mais de 250 mil pessoas, e que você pode conhecer em mais detalhes solicitando nosso portfólio ou chamando a gente para um papo.
E você, lembra de algum outro tipo de evento que a gente não enumerou aqui? Conta pra gente nos comentários ou nas nossas redes. Vamos adorar conversar e aprender com você.