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Como engajar funcionários nos eventos da empresa

Eventos corporativos são a melhor estratégia de comunicação para promover a integração, aumentar o senso de pertencimento e a motivação, além de engajar funcionários com o propósito da empresa. No entanto, para que um evento seja bem-sucedido, é importante saber como criar experiências que realmente surpreendam e criem memórias inesquecíveis.

Evento concebido, criado e produzido pela Nuts para a Lojas Renner

🎯 Defina o objetivo

A primeira coisa a considerar é o objetivo do evento. Pode parecer básico demais, mas acredite: a resposta nunca é tão simples. É importante ter muito claro o que se deseja alcançar com o evento e como ele se encaixa na estratégia de negócios da empresa. Junto com o objetivo, comece também definindo seu público, para quem o evento será construído, pois assim fica mais fácil levar em conta no planejamento as características, necessidades e interesses desse grupo para que o evento seja sempre interessante, relevante e atrativo.

Nesta fase inicial do planejamento, um framework que usamos e que ajuda muito a colocar as ideias nos trilhos é o 6Ds (as Seis Disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio, de Andrew Jefferson), além, é claro, de nos inspirarmos sempre nos seis princípios da Andragogia, a aprendizagem de adultos:

  1. Necessidade / Aplicabilidade
  2. Autonomia / Autodireção
  3. Experiência prévia
  4. Interatividade
  5. Segurança
  6. Reflexão / Feedback

🤝 Promova a interação

Numa experiência de times corporativos, é essencial pensar em maneiras criativas, inovadoras e, acima de tudo, efetivas, de promover a interação e a participação ativa de todos. Afinal, são pessoas que trabalham juntas, guiadas por um mesmo propósito e perseguindo um mesmo objetivo. O evento é a hora de treinar isso tudo, só que agora numa ocasião extraordinária, num ambiente projetado para a interação e num outro patamar de ligação sensorial.

Isso pode ser alcançado por meio de formatos diferentes de dinâmicas, gamificação, estímulo constante à participação, conteúdo provocador, atividades de descompressão e de entretenimento, ou seja, são diversas as formas de estimular o envolvimento ativo. Mas o fundamental – que pode ser o mais simples ou o mais complicado – é promover um ambiente adequado para a interação, que seja de transparência, cumplicidade e empatia nas relações, com segurança psicológica para que todos possam se mostrar e se expandir sem receio. Quanto mais as pessoas se sentirem seguras para serem autênticas, mais vão se envolver e participar, e mais engajadas e motivadas elas ficarão.


Nessa fase, é importante o conceito de Criação de Campo, ou seja, a preparação do terreno, criando touchpoints sem fricção desde bem antes do evento e durante todo o processo, para que todos os convidados se envolvam e se conectem com a vibração certa e permaneçam nela. Isso permite a gestão da energia e das relações, o que também é um dos papéis do anfitrião de encontros e do facilitador de aprendizagem. É sobre intencionalidade.

🛣️ Projete o fluxo da experiência com detalhes

Um evento corporativo normalmente é composto de momentos mais tradicionais, quase obrigatórios, que tendem a ser mais expositivos, podendo incluir as falas de executivos, lançamentos, resultados, metas ou aquela palestra motivacional. E outros momentos mais interativos e movimentados, de troca, discussão, co-construção, planejamento, reflexão e diversão, entre outros. O equilíbrio que a Nuts persegue em cada projeto é não deixar a energia dos convidados cair nos momentos expositivos e nem deixar a perda de foco e o caos se instalarem nos momentos de relação mais proativa com os conteúdos ou com a comunidade.

Isso pode ser alcançado mexendo na própria anatomia de cada momento, evitando palestras muito longas, por exemplo, ou abrindo para perguntas com mais frequência. Pode ser também o planejamento do ambiente, da cenografia, com telas imersivas, salas temáticas, ou acomodações mais confortáveis que privilegiem o foco, a proximidade, o team building ou o que ajudar a alcançar o objetivo do evento. Outro recurso é pensar na sequência dos momentos, o fluxo, não deixando, por exemplo, muitos momentos expositivos sequenciais, sempre alternando entre tipos de experiências para garantir variações de energia e atenção, ou pensando num momento curinga, uma pílula seriada que possa ser sempre repetida e posicionada estrategicamente entre outros dois blocos maiores. E esses são apenas alguns insights.

Para esse planejamento do fluxo da experiência, que consideramos o coração de um evento, nos inspiramos em alguns insights muito poderosos, como a Narrativa da Experiência dos artistas britânicos Bompas & Parr, que divide uma experiência em seis momentos-chave: antecipação > compressão > revelação > risco > recompensa > reflexão. Outra inspiração que fomos buscar no incrível evento de inovação C2 Montreal, que defende um formato triádico para as experiências, com o Collide > Create > Catalyze. A Kaos Pilot é outra de nossas referências. Esse modelo usa uma variação do duplo diamante do Design Thinking, criando um framework de quatro momentos: Experiment > Explore > Experience > Enterprise. E por falar em Design Thinking, outra queridinha da Nuts é a Teoria U, que trabalha com Sensibilização > Pesquisa & Pensamento Divergente > Ideação > Pensamento Convergente & Prototipagem > Criação da solução. E pra finalizar, um último framework que a gente adora na hora de desenhar eventos é extraído da teoria de UX, porque, afinal, experiência do usuário não é só sobre interfaces digitais e remotas. O bom e velho face a face também é experiência (aliás, bem mais) e os convidados também são usuários e merecem ter sua jornada mapeada e atendida de forma Frictionless > Contentful > Relevant > Memorable.

✨ Criatividade não é coisa para se economizar!

Outra chave para criar eventos que surpreendem é investir em inovações, sejam elas tecnológicas ou não. Em outras palavras: assumir um pouco de risco! Isso pode incluir a escolha de um local inusitado, inédito, a contratação de palestrantes ou atrações de fora do mainstream, co-construir com a Nuts uma dinâmica radicalmente customizada, diferente de tudo o que existe no mercado… ou a incorporação de novas tecnologias, seja na parte técnico-artística, como projeções sofisticadas, telas em formatos novos, efeitos 3D, simulações de holografia, mapeamento de movimentos ou projetos de som imersivo, seja na cenografia, com formatos fora do convencional, seja na transmissão, com plataformas ultra personalizadas, metaverso, gamificação e o que mais pintar de ideia. O importante é oferecer algo diferente do habitual, que gere interesse, curiosidade e garanta um momento que vire memória! 👀

🗣️ Comunicação, feedback e ação

Por fim, é importante lembrar que o engajamento das pessoas não se resume apenas ao momento do evento em si, mas também a todos os touchpoints de interação, comunicação e feedback que acontecem antes, durante e depois do evento. Por isso, é importante manter uma comunicação transparente, aberta e relevante, bem como estar sempre atento (e com canais dedicados) não apenas para ouvir opiniões, sugestões e críticas, como também para agir com rapidez para atender o público. Isso não é mais um diferencial, é obrigação.

Criar eventos que engajem as pessoas e estejam alinhados com os objetivos estratégicos do negócio é fundamental para o reforço da cultura e para o sucesso e a perenidade de qualquer organização. Isso pode ser alcançado através de uma combinação de objetivos claros, interação, fluxo, inovação e participação ativa das pessoas, além de comunicação eficaz e bem calibrada.

Ao seguir essas dicas, você pode ter certeza de que seus eventos corporativos serão um sucesso e serão lembrados depois de muito tempo. Dessa maneira, seu residual pode ser ampliado exponencialmente pela disseminação orgânica de conteúdos, ideias, valores, rituais e símbolos que foram criados e gestados durante o evento, e que agora ganham vida própria. Esse é nosso objetivo mais ambicioso! E é possível.

A Nuts já co-construiu centenas de eventos corporativos nesses 14 anos de história, desde offsites exclusivos para 25 executivos até festas para mais de 10 mil colaboradores e criou experiências únicas, tanto digitais quanto presenciais. Atuamos no alinhamento estratégico, concepção, planejamento, branding, design, comunicação, curadoria, desenvolvimento de conteúdo, criação e customização de dinâmicas e jogos, produção artística, técnica, cenográfica e operacional, gestão financeira, streaming e desenvolvimento de plataformas, enfim, design da experiência do início ao fim. Vem com a Nuts! Acesse agencianuts.com.br

Evento concebido, criado e produzido pela Nuts para a Friboi